Twitter - PT TocantinsFacebook - PT TocantinsYoutube - PT TocantinsFlickr - PT Tocantins

Deputados Estaduais

Conheça aqui os deputados estaduais do PT eleitos para o mandato 2015-2018:


  • Deputada Amália Santana

Deputada Amália SantanaAmália Maria Santana da Silva nasceu na cidade de Itaberaí, no estado de Goiás, em 28 de dezembro de 1962. Aos 12 anos de idade mudou-se com a família para Colinas, na época, antigo norte de Goiás, hoje uma das principais cidades do Estado do Tocantins. Amália cresceu e formou família na região, se tornando uma tocantinense de coração.

Casada, mãe de três filhos, é funcionária pública estadual há 27 anos, sendo concursada como técnica de enfermagem, atuando no Hospital Municipal de Colinas. Foi também na cidade que conquistou a sua formação superior em Letras pela Faculdades Integradas de Ensino Superior de Colinas – FIESC.

Filha de lavradores, Amália Santana sempre acompanhou a ação dos Movimentos Sociais, conhecendo de perto a realidade das minorias. Sua vida política começou muito cedo, quando ao lado do irmão caçula, o ex-deputado estadual e atual prefeito de Colinas, José Santana Neto, militava junto aos movimentos.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), Amália foi vereadora em Colinas por dois mandatos consecutivos entre os anos de 2004 a 2010. Nas duas eleições conquistou votação expressiva, sendo a vereadora mais votada da história de Colinas.

Sua atuação e empenho na Câmara de Vereadores levaram Amália Santana a concorrer durante as eleições de 2010 a uma vaga no Parlamento Estadual. Em fevereiro de 2011, Amália Santana assumiu uma vaga na Assembleia Legislativa do Tocantins, onde integra a bancada do PT.

Contato:
E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site:  www.amaliasantana.com.br
Assessoria de Imprensa: Kezia Reis
Telefone: (63) 3212-5089


  • Paulo Mourão

 

Paulo Sardinha Mourão exerce seu primeiro mandato como deputado estadual, que é marcado por grande atuação em defesa da educação, sua principal bandeira. “A educação é a mola propulsora do desenvolvimento, sem educação não há desenvolvimento”, costuma afirmar. Durante o ano de 2015 atuou como líder de governo, exercendo importante papel na negociação de greves entre governo e servidores.

Uma de suas primeiras ações no parlamento estadual foi abrir discussão para solucionar os problemas dos campi da Unitins de Dianópolis, Augustinópolis e Araguatins. Paulo Mourão destinou emendas e chamou os demais deputados a fazerem o mesmo. E por fim, apresentou projeto de lei solicitando ao Governo do Estado a transformação da Unitins em universidade pública e gratuita, com o argumento de que o filho do rico e do pobre deve ter oportunidade igual para ingressar na universidade.

È de autoria de Mourão o projeto de lei que cria o Parlamento Universitário, que garante aos jovens das universidades a oportunidade de atuarem como parlamentares uma vez por ano. O projeto também é um estímulo ao ingresso dos jovens na carreira política.

Paulo Mourão ingressou na vida pública em 1988, quando foi eleito deputado federal, na primeira eleição do recém-criado estado do Tocantins. Foram quatro mandatos consecutivos, de 1989 a 2003, sendo o deputado mais bem votado do Estado, em seu terceiro mandato.

Em 2004 Paulo Mourão foi eleito prefeito de Porto Nacional (2005/2008), quando implantou no município uma gestão moderna e transformadora, sendo destaque como um dos melhores gestores municipais do País e colocando Porto Nacional na lista das Cidades Nota 10. Recebeu por duas vezes consecutivas (2006 e 2008) o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Em 2009, atuou como Secretário Estadual de Assuntos Estratégicos, no Governo Marcelo Miranda, onde atuou no planejamento de ações e projetos para captação de recursos externos, em especial do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e do Programa Territórios da Cidadania.

Como deputado federal, Paulo Mourão foi o relator do Projeto de Lei de Criação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e ajudou na implantação do IFTO de Palmas. Como prefeito de Porto Nacional, levou o IFTO para o município e viabilizou as condições para a implantação do ITPAC, entre outras importantes ações na educação básica.

Natural de Cristalândia tem em Porto Nacional seu maior colégio eleitoral. Foi para onde se mudou ainda jovem e onde vive com sua família. Casado e pai de cinco filhos, Paulo Mourão é formado em Engenharia Agronômica e empresário.

Como deputado federal teve uma atuação marcante. Paulo Mourão foi citado pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), que atua nos Poderes da República, como um dos 100 parlamentares mais influentes do Poder Legislativo na série “Os Cabeças do Congresso Nacional”, edição 2002.

Atualmente como deputado estadual, o parlamentar é Presidente da Comissão de Minas e Energia, membro efetivo nas Comissões de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, na Comissão de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia, e membro suplente nas Comissões de Constituição, Justiça e Redação e na Comissão de Educação, Cultura e Desporto.

Contato:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Assessoria de Imprensa: Tercyany Lima, Márcia Alves, Fábio Coêlho. 

Telefone fixo: (63) 3212 5050


  •  Deputado Zé Roberto

Deputado José RobertoJosé Roberto Ribeiro Forzani nasceu em 16 de dezembro de 1960 na cidade de Pirinópolis, Goiás, e é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde sua fundação em 1981.

Engenheiro florestal, Zé Roberto se mudou para o Tocantins em 1994 e é funcionário de carreira do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Entre os anos de 1994 a 1998 trabalhou no Ruraltins - Instituto do Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins, e na Secretaria do Planejamento do Estado do Tocantins de 1998 a 2002. No INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, entre 2002 e 2004, foi chefe de divisão de desenvolvimento e entre 2004 a março de 2010 atuou como Superintendente.

No INCRA, conduziu de forma democrática e participativa a implantação da política de reforma agrária, com o apoio dos servidores, trabalhadores rurais e suas entidades representativas.

Em 2010, foi eleito pela primeira vez para um cargo político-partidário, o de deputado estadual, com 6.542 votos e tem a missão de representar politicamente e buscar alternativas de desenvolvimento para os trabalhadores rurais, agricultores familiares, acampados, assentados da reforma agrária e quilombolas.

Zé Roberto é filho de Roberto Ribeiro Forzani e Ana Milva Pina Forzani. Casado com Reijane Ferreira Silva e pai de Roberta, Gabriel, Izabella e Ana Luiza.

Contato:
E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  /  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. m /  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  |  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  /  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  /  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: www.deputadozeroberto.com.br
Assessoria de Imprensa: Thayse Siqueira
Telefone Fixo: (63) 3212 5027